quarta-feira , 6 dezembro 2023
Home / Notícias / Proteção do mar é o foco do Dia Mundial do Meio Ambiente

Proteção do mar é o foco do Dia Mundial do Meio Ambiente

Centenas de países realizam atividades neste 5 de junho, incluindo o Brasil; secretário-geral da ONU fala sobre a importância dos países-ilha em desenvolvimento.

seaLeda Letra, da Rádio ONU em Nova York

Centenas de países celebram neste 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente, que neste ano, tem como foco preservar os oceanos e evitar o aumento do nível do mar. Entidades de várias nações, como o Brasil, registraram no site oficial do dia as atividades que realizam esta quinta-feira.

Na cidade de Aracajú, por exemplo, o Projeto Tamar irá soltar no oceano filhotes de tartaruga, como explicou à Rádio ONU o coordenador regional em Sergipe, César Coelho.

Extinção

"Estaremos recebendo durante toda a semana aproximadamente 8 mil estudantes da rede pública e privada do Estado de Sergipe e haverá soltura de filhotes. As tartarugas são animais ameaçados de extinção, são sete espécies de tartatura (ameaçadas) no mundo e cinco ocorrem no litoral brasileiro. Aqui em Sergipe nós temos a maior concentração de uma das menores tartarugas marinhas e tem apresentado recuperação dessas populações. Nessa temporada, em Sergipe, conseguimos devolver ao mar, somente neste ano, 600 mil filhotes."

César Coelho destacou ainda que o Projeto Tamar existe há 33 anos e a entidade apoia a escolha da preservação do mar como tema do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Cultura e Turismo

A mensagem do secretário-geral da ONU sobre a data foca nos Estados-ilha em desenvolvimento. Segundo Ban Ki-moon, mais de 63 milhões de pessoas moram nessas pequenas nações.

Alguns Estados-ilha em desenvolvimento são Barbados, Cabo Verde , Jamaica e São Tomé e Príncipe. Ban lembra que essas ilhas oferecem "muita beleza natural, cultura vibrante e música apreciada em todo o mundo".

O chefe da ONU destaca o papel dessas nações em proteger os oceanos e a biodiversidade, mas diz que enfrentam desafios ligados à localização remota e à competitividade do turismo.

Fonte: Rádio das Nações Unidas
Foto: Pnuma

Além disso, verifique

vComissão da Câmara pode votar parecer sobre regulamentação do hidrogênio verde

Comissão da Câmara pode votar parecer sobre regulamentação do hidrogênio verde

Por André Martins para EXAME. Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio é utilizado para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *