domingo , 16 março 2025
Home / Notícias / Edição Extra do Informativo do STJ traz decisão sobre crimes ambientais

Edição Extra do Informativo do STJ traz decisão sobre crimes ambientais

A Secretaria de Biblioteca e Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a 24ª edição extraordinária do Informativo de Jurisprudência, abordando decisões relevantes no direito penal ambiental.stj crimes ambientais

Nesta edição, destaca-se o julgamento da Terceira Seção do STJ, que reafirmou a competência da Justiça Federal para processar e julgar crimes ambientais quando a conduta envolve espécies constantes na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, configurando interesse da União. A tese foi fixada no Conflito de Competência (CC) 208.449, sob a relatoria do ministro Messod Azulay Neto.

Competência da Justiça Federal para crimes ambientais

O principal ponto de discussão no julgamento foi determinar se a Justiça Federal tem competência exclusiva para processar crimes ambientais envolvendo espécies ameaçadas de extinção, quando listadas em ato federal.

No caso analisado, o crime ambiental envolveu a espécie de flora Araucaria angustifolia, popularmente conhecida como pinheiro-do-paraná, que consta na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção conforme a Portaria MMA n. 300/2022, do Ministério do Meio Ambiente.

Alguns argumentos contrários à competência federal alegavam que a Justiça Federal só poderia atuar em casos de interesse direto e específico da União, e que a mera inclusão de uma espécie na lista oficial de ameaçadas não caracterizaria esse interesse automaticamente.

No entanto, o STJ reafirmou que a proteção de espécies ameaçadas de extinção é de interesse da União, pois trata-se de uma questão de preservação ambiental de abrangência nacional. A Terceira Seção pacificou o entendimento de que sempre que o crime ambiental envolver espécies listadas em atos normativos federais, a competência para julgamento será da Justiça Federal.

Fonte: STJ

Leia mais

Novo Código Florestal retroage para forma do registro de reserva legal, diz STJ

STJ – Prazo para exigir que infrator ambiental entregue bem apreendido conta da data de sua recusa

Em liminar, STJ manda Ibama atuar com 100% da força no licenciamento

Além disso, verifique

Ibama troca coordenador

Ibama troca coordenador de licenças para exploração de petróleo

Mudança ocorre dias depois de críticas públicas de Lula para liberar operação da Petrobras na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *