quinta-feira , 7 julho 2022
Home / Notícias / Aprovada permissão para uso de telhado verde na Capital

Aprovada permissão para uso de telhado verde na Capital

20131216_164653A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na sessão desta quinta-feira (19/12) projeto de lei que altera o Código de Edificações da cidade (lei complementar 284/92), permitindo o uso de telhado verde sobre lajes e demais coberturas do último pavimento de prédios. Conforme o projeto, de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), o telhado verde deverá ter vegetação natural extensiva e não configurará pavimento utilizável, reservada a área para circulação de acesso ao equipamento técnico.
 
"Entre as principais vantagens desse tipo de telhado estão: compensar parcialmente a área impermeável que foi ocupada no térreo da edificação; facilitar a drenagem; fornecer isolamento térmico e acústico; produzir um diferencial estético e ambiental na edificação; e ser um atrativo em potencial para pontos comerciais e turísticos. Trata-se, portanto, de uma alternativa sustentável e viável a ser instalada sobre lajes e telhados tradicionais", diz Sgarbossa. 
 
Segundo o autor do projeto, essa tendência está em grande crescimento em todo o mundo. "Com ajuda de lei que permite abatimentos em impostos, cidades como Nova Iorque e Chicago mais que dobraram a superfície verde de seus prédios, resultando em uma cobertura verde que soma 87,7 mil metros quadrados, ou 10% da área construída da cidade de Nova Iorque. Essa atitude está por toda Europa e chega agora ao Brasil", garante o vereador.
 
Texto e edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062

Além disso, verifique

Município tem 120 dias para implantar programa de moradia em ocupação irregular

“O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve sentença que condenou o Município de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *