quarta-feira , 29 novembro 2023
Home / Notícias / Município de Mangaratiba-RJ multa a Vale em R$500 mil por poluição no mar

Município de Mangaratiba-RJ multa a Vale em R$500 mil por poluição no mar

A infração ambiental decorre de poluição registrada na Ilha Guaíba, por derramamento de minério de ferro pela Vale. O Município, através de denúncia à Secretaria do Meio Ambiente, constatou o ilícito e, além do apontamento da multa, encaminhou comunicado à polícia, Ministério Público e Inea.

A empresa é acusada de poluir constantemente o mar de Mangaratiba e despejar rejeitos de minérios ao redor da Ilha Guaíba, onde fica instalada. Em menos de um ano, a Vale foi multada três vezes, interditada outras duas e conseguiu retomar suas atividades apenas com base em uma liminar concedida pela justiça. O terminal da Ilha Guaíba recebe cerca de 40 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, durante muito tempo as administrações da prefeitura de Mangaratiba negligenciaram os impactos ambientais que a Vale traz para a cidade, seus moradores e meio ambiente.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Antônio Marcos Barreto “O poder de polícia é a responsabilidade que todo gestor público precisa ter, nada mais que nossa obrigação de fazer cumprir as Leis.”

Mangaratiba é um paraíso ecológico e de relevante valor histórico e investe cada vez mais em ações de preservação ambiental e fiscalização regular da empresa mineradora no município. Antônio Marcos também é presidente da ANAMMA/RJ (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente/RJ)

*Com informações do Portal Eu, Rio! (Foto: divulgação)

Além disso, verifique

vComissão da Câmara pode votar parecer sobre regulamentação do hidrogênio verde

Comissão da Câmara pode votar parecer sobre regulamentação do hidrogênio verde

Por André Martins para EXAME. Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio é utilizado para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *