Por Enio Fonseca e Decio Michellis
A energia é o sangue vital de uma economia. Deve ser abundante, acessível, confiável, despachável e robusta.
A busca pela esperança em tempos sombrios de insegurança energética crescente, fruto de eventos climáticos extremos, conflitos armados e guerras econômicas, exige que tomemos decisões rápidas sobre a construção da segurança energética do país com base em fontes novas, limpas, baratas e confiáveis, entre elas a energia nuclear. A construção de usinas nucleares é um investimento estratégico para o desenvolvimento sustentável e a segurança energética de todo o país. A energia nuclear pode ajudar reduzir as nossas emissões de carbono.
O Brasil ainda discute a conclusão de Angra 3. O Programa Nuclear Brasileiro Pós Angra 3 conforme o Plano Nacional de Energia – 2050, considera a expansão adicional ao complexo de Angra (até 2050), entre 10 GW e 8 GW, porém sem cronograma definido, apenas esboçando a ideia.
A prosperidade nacional depende de energia confiável, abundante e barata. Nossas decisões agora terão um impacto de longo prazo. A energia nuclear oferece a melhor combinação de características desejáveis de energia limpa com o menor risco de impacto negativo ao meio ambiente e à economia. A energia nuclear é a única tecnologia de energia limpa escalável do mundo em nome da proteção do meio ambiente!
O link para acesso ao e-book, para quem quiser conhecer o documento CLIQUE AQUI.
Enio Fonseca – Engenheiro Florestal, Senior Advisor em questões socioambientais, Especialização em Proteção Florestal pelo NARTC e CONAF-Chile, em Engenharia Ambiental pelo IETEC-MG, , em Liderança em Gestão pela FDC, em Educação Ambiental pela UNB, MBA em Gestão de Florestas pelo IBAPE, em Gestão Empresarial pela FGV, Conselheiro do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico, FMASE, foi Superintendente do IBAMA em MG, Superintendente de Gestão Ambiental do Grupo Cemig, Chefe do Departamento de Fiscalização e Controle Florestal do IEF, Conselheiro no Conselho de Política Ambiental do Estado de MG, Ex Presidente FMASE, founder da PACK OF WOLVES Assessoria Ambiental, foi Gestor Sustentabilidade Associação Mineradores de Ferro do Brasil . Membro do Ibrades, Abdem, Adimin, Alagro, Sucesu, CEMA e CEP&G/ FIEMG e articulista do Canal direitoambiental.com.
Decio Michellis Jr. – Licenciado em Eletrotécnica, com MBA em Gestão Estratégica Socioambiental em Infraestrutura, extensão em Gestão de Recursos de Defesa e extensão em Direito da Energia Elétrica, é Coordenador do Comitê de Inovação e Competitividade da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica – ABCE, assessor técnico do Fórum do Meio Ambiente do Setor Elétrico – FMASE e especialista na gestão de riscos em projetos de financiamento na modalidade Project Finance.
Gostou do conteúdo? Então siga-nos no Facebook, Instagram e acompanhe o nosso blog! Para receber notícias ambientais em seu celular, clique aqui.
Leia também:
Baixe grátis: Livro explica o descomissionamento de Usinas Hidrelétricas
Análise do Decreto Federal que aumenta sanções ambientais por fogo em áreas rurais
O Licenciamento Ambiental para Linhas de Transmissão e o Leilão nº 02/2024