terça-feira , 5 dezembro 2023
Home / Notícias / Alemanha anuncia plano ambicioso para reduzir emissões de CO2

Alemanha anuncia plano ambicioso para reduzir emissões de CO2

thumb-66176-alemanha-resizedO governo alemão adotou nesta quarta-feira (3) um plano de redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), que combina a economia de energia com a limitação do uso do carvão e medidas nos transportes.

O projeto deve permitir que a Alemanha, maior economia europeia, cumpra a meta de cortar em 40% as emissões de gases-estufa até 2020, em comparação com os níveis de 1990.

Se o país não adotasse o plano, que pretende diminuir em 62 milhões de toneladas as emissões, a Alemanha ficaria 6% ou 7% abaixo da meta.

Os incentivos fiscais para a adaptação energética das casas e a economia em calefação e água quente devem representar de 25 milhões a 30 milhões de toneladas de redução. O setor elétrico deve reduzir as emissões em 22 milhões de toneladas, o que implica limitar o uso do carvão para a produção de energia elétrica.

O setor de transporte deve cumprir a meta de sete a 10 milhões de toneladas com o aumento das tarifas de pedágio para os caminhões mais poluentes. Já os agricultores, entre outras medidas, devem restringir o uso de fertilizantes.

Elina Bardram, negociadora do bloco europeu, elogiou a iniciativa na Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 20, que acontece em Lima, no Peru. “É bom saber dos esforços dos nossos estados-membros. Isso mostra que eles estão dispostos a realmente alcançar a nossa meta de redução para 2020”, explicou. 

Fonte: G1
Foto: AFP/Divulgação

Além disso, verifique

vComissão da Câmara pode votar parecer sobre regulamentação do hidrogênio verde

Comissão da Câmara pode votar parecer sobre regulamentação do hidrogênio verde

Por André Martins para EXAME. Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio é utilizado para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *