Pescadores em SC protestam contra regra do Ministério do Meio Ambiente. Governo Federal quer proteger espécies ameaçadas de extinção.
A portaria do Ministério do Meio Ambiente que protege espécies de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de enxtinção foi publicada no dia 17 de dezembro de 2014 e determina que várias espécies de tubarão, arraias, caranguejos e estrelas-do-mar, bem como alguns tipos de lambari, cascudo, bagre e garoupa, ficam protegidos de modo integral, incluindo, entre outras medidas, a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização.
Desde segunda-feira (5), pescadores fazem um protesto no Complexo Portuário de Itajaí (SC) contra a portaria.
De acordo com a portaria, a captura destes animais só poderá ser feita para fins de pesquisa ou para a conservação da espécie. Para isso é necessária uma autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Peixes capturados incidentalmente precisam ser liberados vivos ou descartados no ato da captura. Veja a lista das espécies protegidas pela portaria.
Fonte: G1
Foto: Epinephelus morio, variedade de garoupa que aparece na portaria do ministério (Créditos: Collection of Brandi Noble/NOAA/NMFS/SEFSC )