quinta-feira , 23 outubro 2025
Home / Notícias / Vizinho não prova incômodo e TJ/SC nega indenização por latidos de cão

Vizinho não prova incômodo e TJ/SC nega indenização por latidos de cão

O TJ/SC negou pedido de indenização por danos morais de morador de Itajaí/SC que alegava perturbação do sossego devido aos latidos dos cães de seus vizinhos. A 3ª câmara Civil do Tribunal considerou que o autor não comprovou que os ruídos ultrapassavam os limites aceitáveis de tolerância. TJ/SC nega indenização por latidos

O morador solicitava R$ 3 mil em danos morais e medidas para mitigar os latidos, afirmando sofrer com o barulho desde 2017 e que tentativas de resolução amigável foram infrutíferas.

Os vizinhos argumentaram que os cães reagiam a estímulos ambientais, sem reclamações de outros moradores. A defesa ainda questionou a validade das gravações apresentadas e do aplicativo usado para medir o ruído.

O desembargador relator enfatizou que, conforme o artigo 1.277 do CC, a perturbação deve exceder os limites normais de convivência para ser juridicamente relevante. No caso, não ficou comprovado que os latidos fossem excessivos e contínuos a ponto de configurar perturbação ilícita.

“É esperado, afinal, que, em locais com a presença de animais, ocorram latidos esporádicos, muitas vezes um em reação a outro, o que não deflagra uma situação excepcional e em violação ao direito do sossego. O direito de vizinhança impõe, em certo grau, renúncias recíprocas, sendo certo que não é toda e qualquer inconveniência que autoriza o proprietário que se sinta lesado a lançar mão de medidas coercitivas”, destacou o magistrado.

O depoimento de um policial militar que não constatou perturbação sonora no local e a desistência do autor em apresentar testemunhas corroboraram a decisão.

Diante da falta de provas, a 3ª câmara Civil, por unanimidade, reformou a sentença inicial e julgou a ação improcedente.

O Tribunal omitiu o número do processo.

Fonte: Migalhas

Leia Mais

Vínculo afetivo: Animais silvestres apreendidos pela PRF voltam à dona

Truda Palazzo recebe prêmio de entidade internacional de proteção aos animais

ANIMAIS SÃO TITULARES DE DIREITOS?

 

Além disso, verifique

Uma das espécies exóticas mais perigosas do mundo já invadiu cerca de 80% das cidades de SC

Espécie invasora, que representa grave risco ambiental e econômico, levou o Ibama a emitir 165 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *