quinta-feira , 13 agosto 2020
Home / Perfil / Perfil: Alexandre Waltrick Rates

Perfil: Alexandre Waltrick Rates

Dr. Alexandre Waltrick Rates

Perfil Alexandre Waltrick Rates, por direitoambiental.com

Professor, advogado, especialista em Direito Administrativo, em Direito e Gestão Ambiental, MBA em Gestão Executiva Internacional. É Mestre em Gestão de Empresas e em Ciências Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Waltrick Advogados Associados e líder nato. Assim é Alexandre Waltrick Rates que, antes de qualquer carreira ou título, é formado em liderar com hombridade, generosidade e empatia.

Foi assim que marcou história no órgão ambiental catarinense, o agora Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), autarquia fundada devido à garra, sabedoria e persistência dele. Alexandre Waltrick foi o presidente que batalhou para transformar a antiga Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em uma nova instituição, mais autônoma, moderna e eficiente, um dos maiores feitos entre tantos. Ao todo foram 12 anos na então Fatma, oito como procurador-geral e quatro na Presidência. Neste período, destacou-se em diversas entidades ligadas ao meio ambiente.

De 2011 a 2018, foi Membro Titular do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA. Na mesma época e também por sete anos atuou como  Vice-Presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Santa Catarina – CONSEMA. A partir de 2016 a 2018, integrou o Conselho Estadual de Direitos Humanos em Santa Catarina/CEDHSC e foi Vice-Presidente para a Região Sul da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente – ABEMA.

No fim de agosto de 2018, optou pelo desligamento do órgão para partir para novos desafios, incluindo a abertura do próprio escritório que atua, especialmente, nas áreas de Direito Público, especialmente no Direito Ambiental e no Direito de Infraestrutura.

Na âmbito acadêmico, além do Mestrado em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Portugal e em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajai, é Doutorando em Direito pela mesma Universidade, e recentemente passou a também cursar o Doutorado em Águas e Sustentabilidade do Instituto de Águas e Meio Ambiente da Universidade de Alicante – Espanha.

A capacitação acadêmica e a experiência profissional o qualificaram para ingressar em outra área, a docência. Hoje é Professor efetivo de Graduação e Pós-Graduação das disciplinas de Direito Ambiental, Constitucional e Empresarial da Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI. E Professor da disciplina de Direito Ambiental na Escola do Ministério Público de Santa Catarina.

Além das salas de aula, compartilha todo conhecimento e expertise em outras entidades, sendo Membro da Comissão de Direito da Infraestrutura do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, da Comissão de Infraestrutura da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Santa Catarina e Diretor de Acompanhamento Legislativo da União Brasileira da Advocacia Ambiental – UBAA.

Em maio, publicou a mais nova obra “O licenciamento ambiental nos municípios catarinenses como instrumento efetivo para a boa gestão dos recursos do meio ambiente”, resultado do trabalho de dissertação de conclusão do Curso de Mestrado em Ciências Jurídicas da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). O livro, lançado pela Editora Habitus, apresenta um histórico do sistema legal ambiental brasileiro, assim como os princípios que norteiam o Direito Ambiental no Brasil, especificando os que podem ser considerados como os mais importantes para a boa prática do licenciamento ambiental. Aliás, área da qual consagrou-se como um dos mais renomados especialistas do Brasil, convidado para palestras em vários municípios catarinenses e do país.

Antes da profissão, do direito, do meio ambiente, é apaixonado pelos quatro filhos e filhas, pela esposa Anaxagora, também advogada e sócia do escritório Waltrick Advogados. À família dedica a trajetória profissional, já marcada por tantas conquistas. Provavelmente, as primeiras de muitas que ainda virão.

Pai, marido, advogado, professor, especialista. Líder para sua equipe. Referência para todos. Assim é Alexandre Waltrick Rates.

 

 

Leia também: Licença Autodeclaratória: alternativa para manter investimentos em tempos de crise, por Alexandre Waltrick Rates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *