quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Eventos / III O DIREITO AMBIENTAL NA ADVOCACIA

III O DIREITO AMBIENTAL NA ADVOCACIA

O evento “O Direito Ambiental na Advocacia” – 3ª edição – é fruto da Associação Gaúcha dos Advogados de Direito Ambiental Empresarial – AGAAE , resultado da união de advogados atuantes e engajados no desenvolvimento e consolidação de bases éticas e técnicas de aplicação do Direito Ambiental.

 Em sua primeira edição, no ano de 2016, realizado na Universidade Feevale, o evento objetivou abordar temas relacionados com a função do advogado no Direito Ambiental Empresarial. Nesta oportunidade, contou-se com as ilustres falas do Dr. Werner Grau Neto e do Dr. Paulo de Bessa Antunes.

No ano de 2017, o evento contou com as palestrar dos advogados Dra. Margareth Michels Bilhalva e Dr. Georges Louis Hage Humbert que aprofundaram os temas : “Ação Civil Pública e Termo de Ajustamento de Conduta: questões polêmicas e estratégicas” e “O Superior Tribunal de Justiça e a construção de precedentes: análise crítica“.

Neste ano, o evento ocorrerá novamente na sede da UNISINOS Porto Alegre com o tema “Licenciamento Ambiental” a ser explanado por Eduardo Fortunato Bim e  o tema “Gestão Ambiental Empresarial e Advocacia Ambiental” por Luciana Esteves e Sheila Oliveira de Castro.

O evento acontecerá no dia 11.09.2018 na UNISINOS – Campus Porto Alegre (Avenida Doutor Nilo Peçanha, 1640, Bairro Boa Vista, Porto Alegre – RS), com início as 18:30h.

 

bim

Direito Ambiental

Confira a programação completa do III O Direito Ambiental na Advocacia:

Credenciamento

18:30 – “Welcome Coffee”

19:00 – Abertura do evento

19:15 – Palestra com Eduardo Fortunato Bim – “Licenciamento ambiental e o setor empresarial: entraves e avanços”

Eduardo Fortunato Bim – Membro da Advocacia-Geral da União (AGU), exercendo o cargo de Procurador Federal. Atualmente oficia perante a Procuradoria Federal Especializada do IBAMA (Sede). Doutorando em direito do Estado na USP, Mestre em direito e especialista em direito ambiental pela Unimep e Especialista em direito tributário (PUC-SP).

20:00 Palestra com Luciana Esteves e Sheila Oliveira de Castro – “Gestão Ambiental Empresarial e Advocacia Ambiental”

Luciane Esteves – Gerente Jurídica Regional da América do Sul e México da Dana Incorporated. Atua no apoio estratégico legal a todas as operações da Dana na Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e México. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do RS – PUC/RS. Participante do grupo Jurídico de Saias e mentora do WLM – Women in Law Mentoring.

Sheila Oliveira de Castro – Gerente Regional da América do Sul para a Gestão Integrada de Segurança, Meio Ambiente e Gestão de Riscos Operacionais da Dana Incorporated. Engenharia de Produção Mecânica pela Unisinos, Mestre em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais pela Ulbra/Canoas, com pesquisa desenvolvida na Universidade de Queensland, Brisbane-Australia. Pós graduada em Engenharia de Segurança pela Universidade de São Paulo-USP.

20:30 Encerramento das Palestras e abertura dos debates

21:00 Encerramento do Evento

Mediadoras:

Juliana Pretto Stangherlin – Especialista em Gestão do Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela UFRGS (2008) Graduada em Direito pela PUCRS. Referida como advogada de destaque na área de Ambiental pela Revista Análise Advocacia 500, em 2016 e 2017. Advogada de Souto Correa Advogados. Membro da Diretoria da AGAAE.

Suzane Girondi Culau Merlo – Advogada da área ambiental do Carvalho, Machado e Timm Advogados. Mestranda em Direito Ambiental pela UCS. Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela UFRGS. Bacharel em Direito pela PUCRS. Especialista em Comunicação com o Mercado pela ESPM. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Produção Editorial pela UAM. Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS. Membro da Diretoria da AGAAE.

Direito Ambiental

Mais informações e inscrições: https://doity.com.br/ii-o-direito-ambiental-na-advocacia-20180716151210

Além disso, verifique

Novo Código Florestal retroage para forma do registro de reserva legal, diz STJ

Por Danilo Vital A inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) torna inexigível a obrigação anterior …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *