segunda-feira , 21 setembro 2020
Home / Notícias / IBAMA torna público os dados do Sistema DOF – Documento de Origem Florestal

IBAMA torna público os dados do Sistema DOF – Documento de Origem Florestal

“O Ibama abriu para acesso público o banco de dados do Sistema DOF (Documento de Origem Florestal), que controla o transporte e o armazenamento de toda a madeira comercializada no país. A iniciativa permite que qualquer pessoa tenha acesso a dados sobre trânsito de madeira, conversão de produtos florestais em objetos de consumo, importação, exportação, destinação, volume de extração autorizado em área de floresta e saldo remanescente de autorizações, entre outros.

A criação do Sistema DOF em 2006 resultou na substituição de documentos em papel por um ambiente digital para trâmite de pedidos e autorizações relacionados a transporte e armazenamento de madeira. Essa inovação permitiu a formação de um banco de dados único e centralizado com informações de todo o país, o que favoreceu o controle do fluxo de madeira pelos órgãos federais.

Nos últimos 12 anos o Sistema DOF foi aprimorado com funcionalidades que permitem a verificação automática da consistência de informações, o acesso direto a dados cadastrais de remetentes e destinatários de produtos florestais e o registro em tempo real das transações com madeira realizadas em âmbito nacional.

Apesar dos avanços, faltava ao Sistema DOF a possibilidade de acessar informações sobre a origem da madeira. Essa necessidade foi atendida com o lançamento, em março de 2017, do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), que rastreia toda a cadeia produtiva da madeira, da origem à destinação final. O DOF se tornou um dos módulos do Sinaflor. Além do DOF, todos os demais dados relativos ao Sinaflor serão tornados públicos até o final deste ano”.

 

Mais informações:

• Dados Abertos Ibama 

Fonte: IBAMA.

Direito Ambiental

Leia também:

– TRF1 condena empresas por dano material ambiental decorrente de fraudes no sistema de emissão de Documento de Origem Florestal (DOF) (Portal DireitoAmbiental.com 14/11/2017)

– Desmatamento na Amazônia Legal: aquisição fraudulenta de créditos virtuais no sistema eletrônico DOF gera danos materiais e morais (Portal DireitoAmbiental.com 21/02/2017)

– Venda de madeiras nativas sem licença é ilícito ambiental (Portal DireitoAmbiental.com 22/03/2016)

 

Curso recomendado (prática da advocacia ambiental):

 

Recomendamos o Curso “Fiscalização e Processo Administrativo Ambiental” da EAD Cursos (www.eadcursos.com), que tem como objetivo capacitar os profissionais para atuar nos processos administrativos decorrente do auto de infração, a análise das sanções, defesa, valores de multa, recurso e termo de compromisso ambiental.

O curso é totalmente on-line, contando com material exclusivo.

fiscalização

Para saber mais: https://eadcursos.com/curso/curso-fiscalizacao-e-processo-administrativo-ambiental/

 

Além disso, verifique

Pecuária, fogo e sustentabilidade no Pantanal

por Pedro Puttini Mendes. Em época de redes sociais virtuais e globais, as notícias permeiam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *