quarta-feira , 24 julho 2024
Home / Notícias / Em artigo do Instituto de Geociências da Unicamp, autores estudam as alterações naturais do clima terrestre

Em artigo do Instituto de Geociências da Unicamp, autores estudam as alterações naturais do clima terrestre

Influência astronômica nos ciclos climáticos

“Na escala temporal na ordem de dezenas a centenas de milhões de anos, existem superciclos de processos tectônicos e vulcânicos – impulsionados por  mecanismos  internos  (processos  do  manto)  ou externos (raios cósmicos) repercutem de maneira extraordinária no clima terrestre.”

Resumo: A periódica mudança climática na Terra pode ser explicada por um número reduzido de fatores terrestres e astronômicos. Nas escalas anual/diária, o clima obedece aos movimentos de translação e de rotação. Ciclos climáticos de períodos médios (décadas/séculos/milênios) relacionam-se a mudanças na radiação solar, provocadas pela influência de grandes planetas do Sistema Solar. As oscilações oceânicas (ordem decadal) são possivelmente causadas por influências planetárias e lunares. Ciclos climáticos longos (dezenas a centenas de milhares de anos) são causados por variações nos parâmetros da órbita da Terra (excentricidade, obliquidade e precessão). Eventos de impacto de grandes corpos no planeta e extinções em massa de espécies advêm de superciclos (dezenas de milhões de anos) provocados pela oscilação vertical do Sistema Solar em relação ao plano galáctico. Tectonismo, vulcanismo e a evolução de supercontinentes exibem superciclos (centenas de milhões de anos) induzidos pelo deslocamento do Sistema Solar ao redor do centro Via Láctea e pela influência astronômica nos ciclos climáticos, incluindo a variação de raios cósmicos. Fatores astronômicos permeiam praticamente todas as ordens dos ciclos climáticos e atuam direta ou indiretamente nos processos bio-geo-oceânico-atmosféricos. Conclui-se que o clima na Terra é caracterizado por ciclos controlados astronomicamente pela Lua, o Sol, os planetas, o Sistema Solar e, até mesmo, a Galáxia.

 Leia o artigo clicando aqui

Fonte: Oliveira M.J., Carneiro C.D.R., Vecchia F.A.S., Baptista G.M.M. 2017. Ciclos climáticos e  causas  naturais  das  mudanças  do  clima.  Terræ Didatica, 13(3):149-184.  Para acessar a fonte clique aqui

 

Gostou do conteúdo? Então siga-nos no FacebookInstagram e acompanhe o nosso blog! Para receber notícias ambientais em seu celular, clique aqui.
Leia também:
https://direitoambiental.com/descoberta-revolucionaria-revela-mecanismo-de-autolimpeza-da-atmosfera/
https://direitoambiental.com/regulacao-dos-bioinsumos-oportunidades-e-desafios/

Além disso, verifique

Justiça Federal bloqueia R$ 292 milhões de pecuarista por “danos climáticos” na Amazônia

Por  Redação Epoch Times Brasil De acordo com o juiz do caso, os danos ambientais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *