quinta-feira , 20 março 2025
Home / Notícias / Comissão aprova selo para certificar emissão de poluentes por veículos

Comissão aprova selo para certificar emissão de poluentes por veículos

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, no último dia 5, proposta que institui o Selo Pró-Ar, destinado a identificar o nível de emissão de gases poluente por veículos automotores. Para o relator, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), o selo, “sem nenhuma dúvida, vai estimular a compra de carros menos poluidores”.

O texto aprovado foi o substitutivo de Tripoli para o Projeto de Lei 3013/11, de autoria do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA). Pelo texto original, a certificação identificaria apenas a emissão de dióxido de carbono.

Novos critérios

Ricardo Tripoli também modificou os critérios de concessão do selo. Pelo substitutivo, serão concedidas de uma a três estrelas verdes, conforme o nível de emissão do veículo. Para poluentes convencionais (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio):

– uma estrela – entre 90% e 100% do limite instituído;

– duas estrelas – entre 60% e 80% do limite;

– três estrelas – abaixo de 60% do limite.

Quando for utilizado combustível híbrido, o veículo receberá uma estrela, quando a emissão de dióxido de carbono ficar abaixo de 80g/km. Carros movidos a combustíveis renováveis, híbridos ou elétricos também recebem uma estrela.

Proposta inicial

Pelo texto original, os veículos leves seriam classificados em sete categorias, entre A e G, de acordo com a emissão de monóxido de carbono. Na categoria A, estariam os veículos que emitem até 125 g/km do gás; e, na categoria G, os que emitem mais de 250 g/km.

Tanto o projeto inicial quanto o substitutivo preveem que, para veículos pesados, os critérios serão definidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Também estabelecem que o selo com a identificação da categoria será fixado no para-brisa dos veículos novos, sejam fabricados no País ou importados.

Tramitação

O projeto segue para análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

Além disso, verifique

Ibama troca coordenador

Ibama troca coordenador de licenças para exploração de petróleo

Mudança ocorre dias depois de críticas públicas de Lula para liberar operação da Petrobras na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *