terça-feira , 25 julho 2017
Home / Notícias / Morre o ambientalista Flávio Lewgoy (RS – AGAPAN)

Morre o ambientalista Flávio Lewgoy (RS – AGAPAN)

Faleceu na manhã deste sábado (07) em Porto Alegre, o ambientalista Flávio Lewgoy.

O site DireitoAmbietal.com manifesta profundo pesar e agradecimento à dedicação de Flávio Lewgoy para o desenvolvimento da qualidade de vida.

Prestes a completar 90 anos – que seriam comemorados em janeiro – o professor aposentado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) estava internado no Hospital Moinhos de Vento, onde tratava um câncer reincidente.

Químico e geneticista, Lewgoy foi duas vezes presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) nos anos 80 e manteve-se atuante até o final da vida.

A Agapan é a primeira ONG ambientalista da América do Sul, fundada por Lutzenberger no início dos anos 1970.

Ativo até seus últimos dias, Lewgoy respaldava tecnicamente a luta ambientalista.

No primeiro semestre de 2015, por exemplo, elaborou um estudo sobre o impacto da quadruplicação da planta da Celulose Riograndense, em Guaíba na emissão de poluentes. Seu relatório fortaleceu a ação dos ambientalistas no momento em que a comunidade denunciava os efeitos da ampliação da fábrica na saúde da população.

A postura crítica de Lewgoy à produção de celulose em Guaíba era histórica. Nos anos 90, o professor foi o principal responsável pela rejeição do projeto de duplicação da então fábrica da Riocell na Assembleia Legislativa, mesmo com o Governo do Estado já tendo dado seu aval para a obra.

Sua formação científica foi decisiva para o movimento ambientalista porque contribuiu para tornar a atividade da Agapan mais técnica e dar aos protestos e manifestações públicas uma base científica.

Conforme contou em seu depoimento publicado no livro Pioneiros da Ecologia, da JÁ Editores, tornou-se ambientalista (após conhecer José Lutzenberger em 1971, por quem se fascinou) porque, ex-aluno da universidade pública, queria retribuir com algo para a sociedade que pagou sua formação.

O velório e enterro de Flávio Lewgoy ocorrerão neste domingo, na União Israelita Porto Alegrense (Prof. Oscar Pereira, 1125). A família, porém, ainda não sabe precisar o horário em razão do dia santo que guardam os judeus no sábado.

Fonte: Jornal Já.

flavio

Além disso, verifique

thumb-dmlu

Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos – comentada artigo por artigo

A Advogada Telma Bartholomeu Silva acaba de lançar, pela Editora Nova Onda,  a obra “Resíduos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *