Soluções sustentáveis para as cidades são mais do que nunca necessárias.
A concentração de pessoas, veículos, empresas, comércios e indústrias tornam as nossas cidades mais poluídas, e isso acarreta em menor qualidade de vida para todos nós.
Podemos contar nos dedos quais centros urbanos que ainda possuem ar puro para se respirar.
Quais cidades não passam pelo processo de corte de árvores? Quantas obras chamadas de “revitalização” estão destruindo a fauna e a flora local para dar lugar a empreendimentos?
Portanto, é para ficarmos felizes com uma noticia destas: Paris, a capital da França, adotou uma medida que pode ser um pequeno grão na mudança que precisamos.
Agora é Lei na cidade que os prédios comerciais tenham telhados verdes ou placas solares
Legal, né?
Os telhados verdes
Os telhados verdes são fabricados com plantas e ajudam a aumentar a umidade do ar, sendo um belo auxílio em cidades secas e sem verde.
Entre suas principais vantagens, destaca-se que os telhados verdes retêm a água das chuvas e filtram partículas suspensas no ar, como fuligem.
Ainda servem como ótimas opções para se fazer uma horta orgânica, por exemplo. Há quem utiliza o telhado como horta para todo o prédio, aumentando a qualidade na alimentação de todos da vizinhança.
Além disso, eles ainda passam um ar de sofisticação e bem-estar às cidades. Imagine só se o telhado de cada prédio comercial no Brasil fosse repleto de arbustos, gramas e até plantações.
As placas solares
Já as placas solares funcionam como painéis que produzem energia através da absorção dos raios solares. Elas podem ser aplicadas em qualquer lugar e são muito baratas.
O painel fotovoltaico é o mais comum, mas ainda pouco utilizado no Brasil. Ele converte energia solar em energia elétrica, e já vem representando uma grande economia e custo benefício para as empresas parisienses.
Existem outras formas de gerar energia solar, como, por exemplo, os aquecedores solares. Com painel ou a vácuo, este meio converte a energia do sol em energia térmica, aquecendo água para usos residenciais ou industriais.
O exemplo de Paris para o mundo
Pelo futuro de todo o planeta, seria importante que esta lei não ficasse apenas na França e se expandisse pelo mundo, chegando ao Brasil.
Enquanto isso não acontece, você sabe que não precisa de uma lei para tentar ajudar a melhorar a sua cidade.
Se mora em prédios, pode facilmente ter uma horta hidropônica. Já se tem acesso ao pátio, por que não começar hoje mesmo uma pequena plantação?
Ou então, se você é empresário, por que não seguir este modelo francês e começar a investir nos benefícios que uma cultura verde pode trazer ao seu negócio.
Regue esta ideia para ajudar o meio ambiente e a sociedade a colher os frutos de um futuro mais sustentável.
Fonte: hypeness.com.br