sábado , 22 março 2025
Home / Notícias / Relatório diz que desastres estão afetando economia na Ásia-Pacífico

Relatório diz que desastres estão afetando economia na Ásia-Pacífico

Um relatório das Nações Unidas revela que a região da Ásia-Pacífico registrou grandes perdas econômicas devido a desastres naturais, no ano passado.

Segundo o documento, “Reduzindo a Exposição e Vulnerabilidade a Desastres 2012″, os prejuízos foram calculados no equivalente a cerca de R$ 588 bilhões.

Desafio

O levantamento foi compilado pela Comissão Econômica da ONU na região, Unescap, e pelo Escritório para Redução do Risco de Desastres.

O relatório da ONU citou o terremoto e o tsunami do Japão, além das cheias no sudeste da Ásia como as principais fontes das perdas. O sismo e as intempéries representaram 80% de todo o prejuízo global gerado por desastres naturais.

A chefe da Unescap, Noeleen Heyzer, disse que o maior desafio agora na Ásia-Pacífico é controlar o risco crescente de exposição e de vulnerabilidade da região.

Menor Escala

Segundo ela, com o crescimento dos centros urbanos, aumentou também o risco de desastres. Heyzer lembrou que economias menores e com uma pauta menos diversificada de comércio enfrentam mais dificuldades quando confrontadas com acidentes naturais, ainda que eles ocorram em menor escala.

O relatório da ONU sugere que nos últimos 40 anos, a média no número de pessoas que tiveram que fugir de desastres, mais que dobrou alcançando 63, 8 milhões de asiáticos.

Já a quantidade de pessoas que vivem em áreas propensas a ciclone pulou de 71 milhões para mais de 120 milhões.

Bangladesh

Os mais afetados são pequenos agricultores, microempresários e famílias mais pobres. Os níveis de mortalidade e perdas de propriedades são maiores em países como Laos e Indonésia.

A ONU recomendou que os governos da região invistam mais em prevenção de desastres, ao citar o caso de Bangladesh que alocou mais de US$ 10 bilhões, nos últimos 35 anos, para reduzir as perdas causadas por enchentes.

Fonte: Mercado Ético

Além disso, verifique

Ibama troca coordenador

Ibama troca coordenador de licenças para exploração de petróleo

Mudança ocorre dias depois de críticas públicas de Lula para liberar operação da Petrobras na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *