domingo , 3 dezembro 2023
Home / Cases de Sustentabilidade / Energia eólica: Rio Grande do Sul terá primeira usina eólica

Energia eólica: Rio Grande do Sul terá primeira usina eólica

Cooperativa conclui primeira usina solar do Estado até novembro Creluz/Divulgação

Foto: Creluz / Divulgação

Demorou, e o projeto ainda é discreto, mas o Rio Grande do Sul vai ganhar sua primeira usina solar até o final do ano. A Creluz, cooperativa de eletrificação rural com sede em Pinhal e atuação em 36 municípios do Médio Uruguai, investiu R$ 4 milhões para abastecer com geração fotovoltaica todo seu consumo de energia.

Elemar Batisti, presidente da Creluz, explica que a usina está em construção em Boa Vista das Missões, onde há mais insolação e menos neblina. A cooperativa gera hoje 40% da energia que distribui aos clientes, a maior parte suprida por pequenas centrais hidrelétricas. A mudança tem dois motivos: a lei de microgeração, que permite ficar com o ICMS que seria cobrado na conta, e as dificuldades para a geração hídrica.

– Virou escravidão fazer hidrelétrica no Rio Grande do Sul. Não tem segurança jurídica, um dá licença, outro cassa licença. Sempre quisemos diversificar, a solar é rápida para implementar – relata.

 A obra da usina solar começou em fevereiro e deve estar concluída em novembro. A maior parte do equipamento, segundo Batisti, foi comprada no Brasil porque a entrega era mais rápida e abria a possibilidade de recorrer ao Finame, linha do BNDES.

Fica pronta neste ano a primeira etapa, com 1.008 placas fotovoltaicas. Há previsão para quase triplicar a capacidade (358 kW pico, potência com máxima insolação). Mas esta, explica Batisti, depende de condições favoráveis.

– Conseguimos viabilizar a primeira fase com a lei da microgeração, porque conseguimos empatar custo e ganhos. A segunda fase amplia muito com investimento bem menor, cerca de R$ 2 milhões, porque a infraestrutura já está feita, mas ainda há uma série de obstáculos. O custo é muito alto. Se o Estado realmente quiser desenvolver energia solar, terá de rever as regras – avalia Batisti.

Fonte: Zero Hora, 05/09/2016

Além disso, verifique

vComissão da Câmara pode votar parecer sobre regulamentação do hidrogênio verde

Comissão da Câmara pode votar parecer sobre regulamentação do hidrogênio verde

Por André Martins para EXAME. Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio é utilizado para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *