quinta-feira , 27 março 2025
Home / Notícias / Em Doha, Ban Ki-moon diz a governos que clima precisa de cooperação abrangente

Em Doha, Ban Ki-moon diz a governos que clima precisa de cooperação abrangente

http://mercadoetico.terra.com.br/website/wp-content/uploads/2012/12/ban_ki_mon_250.jpg

O Secretário-Geral da ONU afirmou que é “essencial que os países trabalhem em conjunto e não em grupos fechados” para enfrentar os desafios da mudança climática. Ban Ki-moon fez a declaração, nesta quarta-feira, durante encontro ministerial na Conferência sobre o tema, Doha, no Catar.

O evento, realizado à margem da COP 18, que termina esta sexta-feira, teve a participação de ministros do Meio Ambiente.

Consciência

Falando à Rádio ONU, de Doha, a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território de Portugal, Assunção Cristas, disse que as negociações afetam o desenvolvimento.

“Estamos num tempo em que é preciso passar dessa consciência coletiva para ação concreta. Isso não é fácil porque há países, motivações diferentes com ritmos diferentes. Há com certeza um direito para o desenvolvimento dos países e eles invocam-no muitas vezes mas o que penso que neste momento é o mais importante é sabermos que é um direito de todos os povos, podemos trabalhar para ele, mas hoje o desenvolvimento pode ser feito de forma sustentável.”

Secas

O Brasil foi citado por Ban Ki-moon, juntamente com vários países desenvolvidos e emergentes, pela ocorrência de secas que levaram à alta de preços de mercado com consequências econômicas, políticas e de segurança.

No evento de duas semanas, 195 Estados-Partes da Convenção da ONU sobre as Mudanças Climáticas debatem a nova fase do Protocolo de Kyoto, a ser implementada a partir de 2013.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU

Além disso, verifique

Ibama troca coordenador

Ibama troca coordenador de licenças para exploração de petróleo

Mudança ocorre dias depois de críticas públicas de Lula para liberar operação da Petrobras na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *