Com a criação do Programa Clorofila, a Sobloco Construtora forma cidadãos com maior consciência ecológica e incentiva a comunidade para a adoção de práticas sustentáveis. Após duas décadas de trabalho, o programa é referência no sistema de educação da cidade de Bertioga e já atendeu mais de 12 mil alunos de 20 escolas parceiras.
Entre as atividades realizadas pelo projeto estão o plantio de hortas e jardins no espaço da escola, a criação e o manejo de composteiras, a formação de professores através de cursos, palestras, workshops e vivências com a natureza e a realização de eventos em datas temáticas como o Dia do Meio Ambiente, Dia da Bandeira, Dia da Água, entre outros.
O Programa Clorofila trabalha ainda com a Agenda 21 nas escolas, formando comissões de meio ambiente com alunos que planejam, lideram e multiplicam ações educativas voltadas para práticas sustentáveis dentro da escola. Sob a orientação do projeto, eles são responsáveis pela mobilização de seus colegas para a participação em trabalhos como coleta seletiva de lixo, oficinas de reaproveitamento e reciclagem de materiais descartados, cantinas sustentáveis e brechós de troca. Outro destaque do programa é o Prêmio Atitude Ambiental, realizado desde 1992, e que anualmente premia trabalhos ambientais criados por crianças e jovens dos ensinos infantil, fundamental e médio.
“Educação ambiental é um processo a longo prazo. Em duas décadas de programa já atingimos uma geração de jovens e crianças que tem hoje maior consciência ecológica. Através de pequenas práticas, passamos para eles, a noção de cidadania e da responsabilidade de cada um de preservar o que está a seu alcance, para assim, preservarmos o planeta como um todo”, diz Beatriz Pereira de Almeida, diretora adjunta de marketing da Sobloco.
Fonte: CicloVivo