sábado , 30 setembro 2023
Home / Notícias / Parceria de canadenses e brasileiros estuda recuperação de solo e água

Parceria de canadenses e brasileiros estuda recuperação de solo e água

O Estado de São Paulo e a Província de Ontario, no Canadá, como muitas regiões do mundo em que atividade industrial intensa vem ocorrendo há muito tempo e grandes contingentes populacionais residem, enfrentam com frequência problemas sérios de contaminação de solo sob a superfície.

Tal situação pode prejudicar mananciais de água ou ameaçar diretamente a saúde de pessoas que moram ou trabalham em edifícios construídos sobre essas áreas.

Assim, o projeto de cooperação entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Toronto para pesquisa sobre recuperação de solo e água – celebrado dentro do acordo entre FAPESP e Universidade de Toronto e apresentado por alguns de seus responsáveis na FAPESP WEEK 2012 – se reveste de grande importância social.

Cláudio Augusto Oller do Nascimento, da Escola Politécnica da USP, e Brent Sleep, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Toronto, mostraram várias possibilidades de trabalho em comum entre as duas escolas e especificamente entre o Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema) e o Centre for Applied Bioscience (Biozone), onde trabalham.

Uma delas é a possibilidade de os brasileiros conhecerem melhor as técnicas de recuperação em que os canadenses se especializaram, como a tecnologia conhecida como Nanoscale Zero Valent Iron (nZVI), que vem sendo usada com sucesso especialmente no tratamento de terrenos e águas contaminadas com pesticidas e solventes.

Os dois centros utilizam técnicas de oxidação química e biorremediação. Mas como as características de solo dos dois países são muito diferentes, os dois lados se mostram animados com as possibilidades de descobertas que venham a ocorrer a partir da aplicação das técnicas em terrenos tão diversos. A elaboração de modelos computacionais de processos ambientais em conjunto é outro ponto que entusiasma os pesquisadores das duas entidades.

De imediato, o que se pretende fazer são intercâmbios de curta duração para estudantes canadenses e brasileiros e um simpósio sobre tecnologias de recuperação de solo e água. Concomitantemente, os pesquisadores dos dois países vão desenvolver projetos em colaboração para a aplicação de tais tecnologias para serem realizados nos próximos anos.

Fonte: Carlos Eduardo Lins da Silva, da Agência FAPESP

Além disso, verifique

A Comissão de Assuntos Jurídicos da Farsul se reuniu na tarde desta sexta-feira (01/9) no auditório da Casal da Farsul em Esteio, para discutir e apresentar para os presentes uma série de tópicos que envolvem o agronegócio gaúcho. O encontro foi coordenado por Nestor Hein, Coordenador da Comissão, Frederico Buss, Consultor Jurídico da Farsul, e Albenir Querubini, Presidente da União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU).

Comissão de Assuntos Jurídicos se reúne na 46ª Expointer

Painel trouxe cinco tópicos de interesse do produtor gaúcho A Comissão de Assuntos Jurídicos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *