sábado , 14 junho 2025
Home / Artigos jurídicos / Doutrina sobre Direito dos Desastres. Entenda esse novo ramo do Direito

Doutrina sobre Direito dos Desastres. Entenda esse novo ramo do Direito

Com o Desastre de Mariana/MG, vem à tona tema da mais alta relevância e, hoje, recorrente. Periodicamente ocorrem inundações, desmoronamentos e tantas outras situações que, longe de serem mera fatalidades, devem ser enfrentadas pelo Direito.

Surge no Brasil, então, o “Direito dos Desastres.”

DireitoAmbiental.Com selecionou duas obras fundamentais para compreender o tema e tomar decisões.

0857348870-20130522091323Doutrinadores do Direito Ambiental há muitos anos, Fernanda Dalla Líbera Damacena e Delton Winter de Carvalho, estudam também o tema “Direito dos Desastres”. Professores da Unisinos/RS publicaram uma obra em conjunto no ano de 2013: “Durante décadas, acreditou-se que o Brasil fosse um País imune aos desastres e, em consequência, que o seu estudo fosse desnecessário para muitas áreas do conhecimento. Os acontecimentos recentes têm revertido esse entendimento. Como consequência: compreender, prevenir, mitigar, responder e compensar os desastres tornou-se uma necessidade.”

Adquira por R$39,00:  Site da Livraria do Advogado

 

iss.phpDélton Winter de Carvalho retoma o assunto com obra lançada em 2015 pela RT.

“Os desastres trazem à tona tudo o que a sociedade global se esforça em ocultar, isto é, as vulnerabilidades físicas e sociais, os vulneráveis técnicos e científicos, as omissões estatais injustificáveis, as desigualdades crescentes, o colapso ambiental mundializado, a ocupação desordenada do solo, o uso indevido da proteção ambiental para promover arbitrariedades, o descaso com o ‘outro’. Os desastres desnudam o rei, em suas vestes e, sobretudo, o tapete para onde tudo foi sendo, lenta e gradualmente, varrido. Acabam estes eventos sendo uma forma de resposta física poderosa que, numa cadeia retroalimentada, apresentam sinergia e violência (…)”.

Adquira por R$60,00: Site da RT

 

 

SOBRE O(S) AUTOR(ES):

DÉLTON WINTER DE CARVALHO

É Pós-Doutor em Direito, University of California at Berkeley, USA. Doutor e Mestre em Direito UNISINOS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito, nível Mestrado e Doutorado, da UNISINOS. Advogado, Parecerista e Consultor jurídico. [email protected]. Autor de diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente.
FERNANDA DALLA LIBERA DAMACENA

É Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais – UNISINOS. Especialista em Direito Público – UFRGS. Mestre em Direito Público – UNISINOS. Doutoranda em Direito – UNISINOS. Professora de Direito Ambiental da Graduação e Pós-Graduação e Coordenadora da Especialização em Direito Ambiental – UNISINOS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Direito, risco e ecocomplexidade”. Professora convidada do MBA em Gestão de Projetos para a Indústria Naval – UNISINOS. Advogada e consultora  ambiental, [email protected] .

Além disso, verifique

Carbon credits, REDD+, Voluntary market, Jurisdictional REDD+, SBCE, ERPA, Future credits, Legal controversy, Environmental law, Public Prosecutor's Office, Pará, Brazil, LEAF Coalition, Emergent Forest Finance Accelerator Inc., CAAPP Controvérsia Jurídica, Contratos REDD+, Lei Federal nº 15.042/2024, Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), Mercado Voluntário de Carbono, Venda Antecipada de Créditos de Carbono, Créditos REDD+ Jurisdicionais, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual do Pará, Anulação de Contrato, Emission Reduction Purchase Agreement (ERPA), Emergent Forest Finance Accelerator Inc., Coalizão LEAF, Companhia de Ativos Ambientais e Participações do Pará S.A. (CAAPP), Segurança Jurídica, Ato Jurídico Perfeito, Pará, Proteção de Interesses Difusos e Coletivos.

CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS SOBRE CONTRATOS REDD+ NO BRASIL À LUZ DO NOVO MARCO LEGAL

Vem ganhando destaque no Pará a atuação conjunta do Ministério Público Federal e Estadual para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *