terça-feira , 5 novembro 2024
Home / Notícias / Presidente do IBAMA atende reivindicação de advogados e aprimora o sistema SEI

Presidente do IBAMA atende reivindicação de advogados e aprimora o sistema SEI

Presidente do IBAMA, Dr. Eduardo Bim, atendeu reivindicação de grupo de advogados vinculados ao Portal DireitoAmbiental.com e se comprometeu a liberar acesso máximo ao sistema SEI para advogados, além de criar o usuário “advogado/a” no Sistema.

Em reunião realizada no dia 23 de fevereiro de 2021, o Presidente do IBAMA, Dr. Eduardo Bim, atendeu o pleito de grupo de advogados colaboradores do Portal DireitoAmbiental.com e sanou um problema operacional histórico.

A ideia da solicitação surgiu a partir de debate em um dos grupos de WhatsApp do Portal, onde participam advogados, professores e profissionais que atuam na área ambiental.

A partir disso, foi formulada uma requerimento e a abertura de uma solicitação junto ao IBAMA, conforme matéria divulgada em 22 de fevereiro no link direitoambiental.com/acesso-processo-ibama/ .

Trata-se de uma conquista para a Advocacia Ambiental, visto que até então os Advogados atuantes perante o IBAMA possuíam dificuldades burocráticas para acessar seus processos administrativos, tais como: demora para liberação de acesso e também tempo limitado para a visualização do processo.

Além disso, curiosamente o Advogado não possuía uma categoria para peticionamento, obrigando os profissionais a se identificarem como “cidadãos” ante a lacuna existente no sistema. Alguns até mesmo se identificavam como “cônsules” ou “vereador”, ante o desatino.

Imediatamente após o fim da reunião, o usuário “advogado/a” já fora criado e o compromisso de orientação para todas superintendências foi a de que advogados tenham o tempo máximo de acesso aos processos em que atuam, ou seja, de 9.999 dias.

Com isso, não haverá mais necessidade de reiterados pedidos de acesso, desburocratizando o procedimento e trazendo maior segurança jurídica a todos.

Participaram da reunião os(as) seguintes Advogados(as):

  • Lelayne Flausino;
  • Pedro Campany;
  • Marcus Lima;
  • Luciana Vianna Pereira, patrona do portal;
  • Alessandro Panasolo, patrono do portal; e
  • Maurício Fernandes, fundador do Portal DireitoAmbiental.com.

 

Direito Ambiental

Além disso, verifique

Para CNA, decisão do STF sobre compensação ambiental traz segurança jurídica

Por CNA Segundo entidade, Supremo manteve entendimento do Código Florestal em julgamento concluído na quinta …

Um comentário

  1. Gilmara Dias Bruce

    Excelente. Importantes conquistas para a advocacia, em especial à advocacia ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *