Painel trouxe cinco tópicos de interesse do produtor gaúcho
A Comissão de Assuntos Jurídicos da Farsul se reuniu na tarde desta sexta-feira (01/9) no auditório da Casa da Farsul em Esteio, para discutir e apresentar para os presentes uma série de tópicos que envolvem o agronegócio gaúcho. O encontro foi coordenado por Nestor Hein, Coordenador da Comissão, Frederico Buss, Consultor Jurídico da Farsul, e Albenir Querubini, Presidente da União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU).
A abertura das conversas foi feita pelo Presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira. “Estamos vivendo uma insegurança jurídica brutal. Já superamos a questão das invasões de terra, mas existem outras questões hoje, absolutamente complexas, que são as questões ambientais e a relativização das propriedades”, declarou o Presidente.
Em concordância com a fala, Hein pontuou que “estamos fazendo essas palestras para que o produtor possa estar precavido, preparado para defender a sua propriedade”
“Nós procuramos trazer assuntos que impactam no dia-a-dia do produtor. Questões ambientais, trabalhistas e tributárias”, explicou Buss em sua fala. “É um momento em que é preciso qualificar cada vez mais o produtor estadual”, completou Querubini.
Foram apresentados cinco tópicos no encontro. O primeiro deles, mediado pelo Assessor da Presidência da Farsul, Luís Fernando Pires, detalhou as ações legislativas nas quais a Federação está envolvida e quais os motivos para o apoio ou não das pautas.
Em seguida, a Assessora Ambiental da casa, Paula Hofmeister, apresentou o trabalho realizado pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável em conjunto com os órgãos responsáveis da área, unindo a agropecuária com a preservação de áreas de natureza.
Hugo Monteiro da Cunha, autor do livro “Guia da Gestão Rural”, trouxe para o debate uma apresentação sobre as fiscalizações da receita federal no meio do agronegócio e quais passos o produtor deve tomar, enquanto que o membro da UBAU, Maurício Fernandes, explicou como é feito o cálculo para multas ambientais.
Finalizando as apresentações do dia, o Assessor Jurídico da Farsul, Álvaro Moreira, retornou ao tópico de fiscalizações, desta vez feitas pelo Ministério do Trabalho, que versam sobre condições de trabalho para o funcionário rural e recentes notificações feitas pelo Ministério.
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
Gostou do conteúdo? Então siga-nos no Facebook, Instagram e acompanhe o nosso blog! ! Para receber notícias ambientais em seu celular, clique aqui.
Leia também:
Conquista em licença ambiental do Porto de Porto Alegre pode se tornar precedente nacional
Nota pública de desagravo em favor de Antônio Fernando Pinheiro Pedro
Descoberta revolucionária revela mecanismo de autolimpeza da atmosfera