quinta-feira , 28 setembro 2023
Home / Notícias / MPRS – ADI questiona lei que restringe uso de agrotóxicos em município gaúcho

MPRS – ADI questiona lei que restringe uso de agrotóxicos em município gaúcho

ADI foi proposta pelo Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade contra lei de São José do Ouro, que dispõe sobre o uso de herbicidas derivados ou que contenham, em sua formulação, o produto 2,4-D, no perímetro rural e urbano daquele Município. A ADI já tramita no Tribunal de Justiça e será julgada pelo Órgão Especial da Corte.

Na petição inicial, o PGJ informa que o assunto “refoge da competência legislativa municipal, pois a restrição para o uso de agrotóxicos traduz interesse eminentemente nacional”. Conforme o Ministério Público, de acordo com o artigo 24 da Constituição Federal, é matéria de competência da União, dos Estados e do Distrito Federal legislar sobre o meio ambiente. Acrescenta que a matéria já é regulada por leis nos âmbitos federal e estadual.

A legislação impugnada foi examinada e a ADIN minutada pela Assessoria Jurídica da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, por intermédio do Promotor-Assessor Amilcar Fagundes Freitas Macedo.

Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Sul

Além disso, verifique

A Comissão de Assuntos Jurídicos da Farsul se reuniu na tarde desta sexta-feira (01/9) no auditório da Casal da Farsul em Esteio, para discutir e apresentar para os presentes uma série de tópicos que envolvem o agronegócio gaúcho. O encontro foi coordenado por Nestor Hein, Coordenador da Comissão, Frederico Buss, Consultor Jurídico da Farsul, e Albenir Querubini, Presidente da União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU).

Comissão de Assuntos Jurídicos se reúne na 46ª Expointer

Painel trouxe cinco tópicos de interesse do produtor gaúcho A Comissão de Assuntos Jurídicos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *