quinta-feira , 20 março 2025
Home / Notícias / MPRS – ADI questiona lei que restringe uso de agrotóxicos em município gaúcho

MPRS – ADI questiona lei que restringe uso de agrotóxicos em município gaúcho

ADI foi proposta pelo Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade contra lei de São José do Ouro, que dispõe sobre o uso de herbicidas derivados ou que contenham, em sua formulação, o produto 2,4-D, no perímetro rural e urbano daquele Município. A ADI já tramita no Tribunal de Justiça e será julgada pelo Órgão Especial da Corte.

Na petição inicial, o PGJ informa que o assunto “refoge da competência legislativa municipal, pois a restrição para o uso de agrotóxicos traduz interesse eminentemente nacional”. Conforme o Ministério Público, de acordo com o artigo 24 da Constituição Federal, é matéria de competência da União, dos Estados e do Distrito Federal legislar sobre o meio ambiente. Acrescenta que a matéria já é regulada por leis nos âmbitos federal e estadual.

A legislação impugnada foi examinada e a ADIN minutada pela Assessoria Jurídica da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, por intermédio do Promotor-Assessor Amilcar Fagundes Freitas Macedo.

Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Sul

Além disso, verifique

Ibama troca coordenador

Ibama troca coordenador de licenças para exploração de petróleo

Mudança ocorre dias depois de críticas públicas de Lula para liberar operação da Petrobras na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *