sexta-feira , 8 dezembro 2023
Home / Notícias / Ampliação da Reserva do Taim gera polêmica entre produtores e governo

Ampliação da Reserva do Taim gera polêmica entre produtores e governo

 

A ampliação da Reserva Ecológica do Taim, no Sul do Rio Grande do Sul, está gerando impasse entre produtores rurais e o governo federal. A área que será desapropriada atinge fazendas de criação de gado, como mostra a reportagem do RBS Notícias.

No local vivem mais de 150 espécies de animais. Até abril de 2013, a Reserva Ecológica do Taim deve triplicar de tamanho, passando a ter 33 mil hectares. Do total, 8 mil hectares pertencem a propriedades particulares que serão compradas pelo governo federal.

A desapropriação não atinge pequenas propriedades com menos de 200 hectares, nem áreas de lavouras. O alvo são regiões de banhado onde vivem dezenas de espécies de animais, como as capivaras. Só que estas áreas também servem de bebedouro para o gado.

O aumento da reserva vem sendo planejado pelo governo desde a década de 1970. Em 2002, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) determinou a proibição do uso da área às margens da BR-471. Os produtores conseguiram derrubar a decisão na Justiça há cinco anos, mas querem uma indenização sobre o tempo em que deixaram de explorar o local.

Os pecuaristas como Leonídio Dias de Oliveira estão preocupados. Além de perder 80 dos 400 hectares de terra que possui, ele terá que encontrar outra fonte de água para o gado. “Vamos ter que abrir poços artesianos e usar motores para poder bombear a água para o gado”, diz.

Os sindicatos rurais de Rio Grande e Santa Vitória do Palmas ainda não tem estimativa do prejuízo. A área da reserva também será ampliada e poderá ter restrições de algumas atividades econômicas, como indústrias e lavouras que dependerão de projetos de preservação ambiental.

Na quinta-feira (22) o Ibama e os sindicatos rurais de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar devem decidir o tamanho da área de limite da reserva. “Vai ser um grande ganho para o país e para o Rio Grande do Sul. Um legado grande que deixamos para as próximas gerações”, afirma o chefe do Ibama no Taim, Henrique Ilha. (Fonte: G1)

Fotos: Maurício Fernandes da Silva

 

Além disso, verifique

vComissão da Câmara pode votar parecer sobre regulamentação do hidrogênio verde

Comissão da Câmara pode votar parecer sobre regulamentação do hidrogênio verde

Por André Martins para EXAME. Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio é utilizado para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *