segunda-feira , 30 junho 2025

O Dever que Persiste: A Responsabilidade do Município Após a Destinação dos Resíduos ao Aterro

Por Maurício Fernandes A gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é um dos grandes desafios das administrações municipais no Brasil. Embora pode-se pensar que a responsabilidade se encerra com a destinação dos resíduos a aterros sanitários, essa visão é juridicamente equivocada. A Constituição Federal, a Política Nacional de Resíduos …

Leia mais »

Inércia: devagar quase parando

inercia

Enio Fonseca e Decio Michellis Jr. “Não bate de frente com a gente Que a gente é outra parada Não bate de frente com a gente Que a gente é outra parada (hehe) Pediu pra parar, parou.” (“Pediu pra Parar, Parou”; Péricles) Inércia Inércia é a tendência natural dos objetos …

Leia mais »

Lei Geral do Licenciamento Ambiental: Solucionática ou problemática?

Enio Fonseca “Não venham com problemática que eu tenho a solucionática”. Dadá Maravilha. jogador de futebol Considerações iniciais Uma coisa é certa, quanto mais olhamos para um problema, mais problemas encontramos para reclamar. Se pelo contrário, você começar a procurar aquilo que há de positivo dentro de um problema, acredito …

Leia mais »

CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS SOBRE CONTRATOS REDD+ NO BRASIL À LUZ DO NOVO MARCO LEGAL

Carbon credits, REDD+, Voluntary market, Jurisdictional REDD+, SBCE, ERPA, Future credits, Legal controversy, Environmental law, Public Prosecutor's Office, Pará, Brazil, LEAF Coalition, Emergent Forest Finance Accelerator Inc., CAAPP Controvérsia Jurídica, Contratos REDD+, Lei Federal nº 15.042/2024, Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), Mercado Voluntário de Carbono, Venda Antecipada de Créditos de Carbono, Créditos REDD+ Jurisdicionais, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual do Pará, Anulação de Contrato, Emission Reduction Purchase Agreement (ERPA), Emergent Forest Finance Accelerator Inc., Coalizão LEAF, Companhia de Ativos Ambientais e Participações do Pará S.A. (CAAPP), Segurança Jurídica, Ato Jurídico Perfeito, Pará, Proteção de Interesses Difusos e Coletivos.

Vem ganhando destaque no Pará a atuação conjunta do Ministério Público Federal e Estadual para anular o Emission Reduction Purchase Agreement (ERPA), o chamado contrato de compra de reduções de emissões, celebrado para comercializar, no mercado voluntário, créditos de carbono gerados por projeto REDD+. A controvérsia é decisiva para o …

Leia mais »