domingo , 22 outubro 2017
Home / Notícias / Nova lista de espécies ameaçadas no Brasil tem 1.173 tipos de animais

Nova lista de espécies ameaçadas no Brasil tem 1.173 tipos de animais

Ministra assinou portarias com listas de plantas e animais ameaçados. Houve aumento do número de espécies de animais em risco.

Arara-azulA ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira assinou nesta quarta-feira (17) as portarias que definem as novas Listas Nacionais de Espécies da Fauna e da Flora Brasileia Ameaçadas de Extinção.

O levantamento mostra um aumento na quantidade de espécies da fauna ameaçadas. Atualmente, há 1.173 espécies de animais nessa situação, divididos em três categorias: criticamente em perigo (CR), em perigo (EN) e vulnerável (VU).

Na lista anterior, realizada em 2003 e 2004, havia 627 espécies ameaçadas. Naquela ocasião, foram avaliadas 1.137 espécies. Já a lista atual foi mais abrangente: avaliou 12.256.

baleia1Apesar do aumento do número de espécies na lista de ameaçadas, houve 170 espécies que deixaram de ter esse status. É o caso da baleia-jubarte e da arara-azul-grande.

Houve ainda três espécies que eram consideradas extintas que voltaram a ser encontradas por especialistas: a libélula Fluminagrion taxaense, a formiga Simopelta minina, e o minhocuçu Rhinodrilus sasner.

Fonte: G1
Foto 1: Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) é uma das espécies que saiu da lista de ameaçadas (Foto: Divulgação)
Foto 2: Exemplar de baleia-jubarte registrado no litoral do Brasil; governo retirou espécie da lista de ameaçados de extinção (Foto: Reprodução/Facebook/Instituto Baleia Jubarte)

Além disso, verifique

Direito-Ambiental-thumb-71

Breve comentário à Lei que estabelece o Produto Interno Verde – O que mudou nos parâmetros clássicos de desenvolvimento.

por Adalberto Arruda Silva Júnior. Entrou em vigor essa semana, dia 17 de outubro, a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *