segunda-feira , 23 outubro 2017
Home / Notícias / IBAMA libera licença de operação da Usina Hidroelétrica de Belo Monte

IBAMA libera licença de operação da Usina Hidroelétrica de Belo Monte

“O reservatório da Usina Hidrelétrica Belo Monte já pode começar a ser enchido pela Norte Energia, concessionária responsável pelo empreendimento. A autorização foi dada nesta terça-feira (24/11) pelo Ibama, mediante a concessão da Licença de Operação (LO) ao empreendedor. O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, comemorou a decisão. ‘Belo Monte é uma usina muito importante para o setor elétrico e para o Brasil, que precisa de energia limpa, renovável e a custos declinantes para dar suporte ao nosso desenvolvimento’.  Segundo informações da Norte Energia, as comportas do Sítio Pimental foram fechadas exatamente às 14h da tarde desta terça-feira, após a autorização do Ibama, iniciando o enchimento do reservatório.

A previsão é de que a usina comece a gerar de forma mais intensa a partir de março de 2016, quando se espera o início da operação da Casa de Força Principal (Sítio Belo Monte), que responderá por 97% da energia do empreendimento. Os outros 3% estão localizados na Casa de Força Auxiliar (Sítio Pimental).

Até 2019, quando a usina deverá estar totalmente concluída, Belo Monte terá uma capacidade instalada de 11.233 MW, e uma geração efetiva de 4.571 MW médios, pois irá gerar a plena carga no período das chuvas e reduzir a produção no período da seca, já que seu reservatório foi reduzido no projeto final da usina para reduzir o impacto ambiental do projeto anterior e assegurar que não seria inundada nenhuma terra indígena. Mesmo com o reservatório reduzido para 478 km², metade dos quais formados pela própria calha do Rio Xingu, a usina mostrou-se viável economicamente.

Uma das vantagens da usina é que ela está numa região com regime de chuva complementar ao do Centro-Sul. Portanto, nos meses em que ela estiver a plena carga,  será período de seca no Centro-Sul. Segundo o Ibama, o  processo de licenciamento de Belo Monte, que tramita desde 2006 embora a obra só tenha sido inicia em 2011,  já possui 83 volumes, disponíveis para consulta no site do órgão na internet”.

Fonte: notícia publicada pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério de Minas e Energia em  24/11/2015.


Leia a íntegra do Relatório do Processo de Licenciamento (RPL) publicado pelo IBAMA em 24/11/2015, clicando aqui.


Veja as publicações anteriores divulgadas no DireitoAmbiental.com:

– Conheça a íntegra do Parecer do IBAMA que identifica pendências que impedem a emissão de Licença de Operação para a Usina Hidroelétrica de Belo Monte (24/09/2015)

Ibama aponta irregularidades graves no cumprimento de condicionantes de Belo Monte e não pune Norte Energia (20/02/2013)

 

 

Além disso, verifique

Direito-Ambiental-thumb-71

Breve comentário à Lei que estabelece o Produto Interno Verde – O que mudou nos parâmetros clássicos de desenvolvimento.

por Adalberto Arruda Silva Júnior. Entrou em vigor essa semana, dia 17 de outubro, a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *