quarta-feira , 23 agosto 2017
Home / Notícias / Comissão debate planos de adaptação às mudanças climáticas para indústria, siderurgia e mineração

Comissão debate planos de adaptação às mudanças climáticas para indústria, siderurgia e mineração

A Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realiza, na próxima terça-feira (13), mais uma etapa da discussão sobre os Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima, elaborados pelo governo federal como parte da Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC).

Nesta reunião, a comissão discutirá o Plano Setorial de Redução de Emissões da Siderurgia; o Plano Setorial de Mitigação da Mudança Climática para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Indústria de Transformação; e o Plano de Mineração de Baixa Emissão de Carbono (Plano MBC).

Devem compor a mesa do debate um representante da Academia; um do Ministério de Minas e Energia e um do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A reunião realizada será na sala 9 da Ala Alexandre Costa a partir das 14h.

Planos

O objetivo dos planos setoriais elaborados pelo governo federal é propor iniciativas para diminuir os efeitos e prejuízos causados pelas emissões de gases de efeito estufa e elaborar estratégias de adaptação às alterações climáticas naturais, além de promover o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

Para isso, os planos incluem projeções de emissões de gases de efeito estufa para 2020, potenciais de redução, medidas que deverão ser adotadas e indicadores para avaliar a efetividade das ações. Há ainda meios de regulação e incentivo às ações e indicações de estudos de competitividade.

Entre junho de 2011 e abril deste ano, os planos foram elaborados em uma ação interministerial composta pelas pastas de Cidades, Transportes, Saúde, Minas e Energia e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, sob orientação do Grupo Executivo sobre Mudança do Clima (GEx), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Representantes dos setores produtivos e da sociedade civil também participaram do processo. Além disso, os planos estiveram abertos para consulta pública até agosto de 2012.

Na Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas, já ocorreram duas audiências públicas sobre os planos setoriais: no último dia 7, sobre energia e transportes e no dia 31 de outubro, sobre agricultura e desmatamento na Amazônia e no Cerrado.

 

Fonte: Senado Federal

Além disso, verifique

post-artigo-thumb-3

A responsabilidade civil ambiental na sucessão entre empresas: a solidariedade e a obrigação propter rem

A obra  “A responsabilidade civil ambiental na sucessão entre empresas: a solidariedade e a obrigação ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *