terça-feira , 25 julho 2017
Home / Notícias / Com criação de reserva em Rio Grande, Estado tem 23 Unidades de Conservação

Com criação de reserva em Rio Grande, Estado tem 23 Unidades de Conservação

maçaricO governo do Estado formalizou a criação da Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico, com 6.253 hectares, no município de Rio Grande, na região Sul. Dessa forma, o Rio Grande do Sul passa a contar com 23 Unidades de Conservação (UCs). O Estado não criava uma UC desde 2005, quando da instituição do Parque Estadual Quarta Colônia. “Trata-se de uma grande conquista, pois essa reserva – cujo caráter de proteção é integral – foi viabilizada a partir de estudos de pesquisadores de reconhecimento internacional, que detém o melhor conhecimento a respeito dessa região”, ressalta o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Neio Lúcio Fraga Pereira.

O projeto para a criação da reserva foi coordenado pelo diretor-geral da Sema, o biólogo Luís Fernando Perelló. De acordo com ele, a área onde se localiza a nova reserva abriga um dos conjuntos de ecossistemas da planície costeira mais importantes para a conservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul. “Tratam-se de banhados, cordões litorâneos, campos arenosos, dunas, turfeiras e fragmentos de matas de restinga, tudo ainda muito íntegro”, ressalta. Por conta disso, essa região foi indicada como uma das Áreas Importantes para a Conservação das Aves da BirdLife Internacional (Important Bird Areas-IBA). “Portanto, emprestará destacada contribuição à manutenção de ecossistemas e espécies de interesse de todo o planeta”, ressalta.

Perelló lembra ainda que, conforme o decreto que institui a unidade, publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial, a reserva conta com os seguintes objetivos: preservar a dinâmica hídrica das áreas de nascentes que alimentam o sistema hidrológico do Taim Sul e as drenagens naturais associadas ao estuário da laguna dos patos; preservar amostras das fisionomias palustres do banhado do maçarico e seus ecossistemas associados; preservar uma área de reconhecida importância internacional para a conservação das aves; e garantir a integridade de hábitats para manter populações de espécies ameaçadas de extinção.

Fonte: Jornal do Comércio
Foto: Glayson Bencke/Divulgação

Além disso, verifique

thumb-dmlu

Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos – comentada artigo por artigo

A Advogada Telma Bartholomeu Silva acaba de lançar, pela Editora Nova Onda,  a obra “Resíduos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *