terça-feira , 25 julho 2017
Home / Notícias / Califórnia/EUA precisa de mais de 41 trilhões de litros d’água contra a seca

Califórnia/EUA precisa de mais de 41 trilhões de litros d’água contra a seca

21fev2014---nivel-da-agua-aparece-bem-abaixo-da-capacidade-no-rio-russian-no-healdsburg-veterans-memorial-beach-park-na-california-1418771088890_615x470O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, precisa de mais de 41 trilhões de litros d'água para se recuperar da seca com a qual sofre há três anos, anunciou nesta terça-feira (16) a agência espacial americana (Nasa), com base em informações via satélite de recursos aquíferos.

"Leva anos para se chegar a uma seca desta magnitude e provavelmente cause muitos anos e sobressaltos sair dela", disse Jay Famiglietti, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, Califórnia (oeste dos EUA), que encabeçou esta medição inédita de quanta água subterrânea será necessária para por um fim à seca.

A Califórnia recebeu chuvas nos últimos dias, mas os cientistas advertem que são insuficientes para contrabalançar a falta d'água.

"A medição aérea e espacial da forma mutável, a altura de sua superfície e o campo de gravidade da Terra nos permite agora medir e analisar aspectos chave das secas melhor do que nunca, inclusive determinando precisamente quando começam e terminam", disse Famiglietti.

Os mais de 41 trilhões de litros d'água necessários na Califórnia superam a, por exemplo, a quantidade d'água que contém a maior represa do mundo, a chinesa Três Gargantas sobre o rio Yang-Tsé.

Todo o sudoeste americano apresenta uma seca maior que o normal, com a água subterrânea em níveis muito baixos, segundo cientistas.

Fonte: UOL Notícias
Foto: Nível da água aparece bem abaixo da capacidade no rio Russian no Healdsburg Veterans Memorial Beach Park, na Califórnia (Créditos: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

Além disso, verifique

thumb-dmlu

Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos – comentada artigo por artigo

A Advogada Telma Bartholomeu Silva acaba de lançar, pela Editora Nova Onda,  a obra “Resíduos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *