quinta-feira , 24 agosto 2017
Home / Notícias / Britânicos projetam turbina eólica vertical adequada para grandes cidades

Britânicos projetam turbina eólica vertical adequada para grandes cidades

 

Um grupo de pesquisadores ingleses desenvolveu uma turbina eólica adequada para meios urbanos. A proposta apresenta uma tecnologia que pode ser facilmente aplicada em áreas com alta densidade demográfica e ventos inconstantes.

Os parques eólicos tradicionais são normalmente construídos em regiões afastadas das comunidades ou em alto mar, isto porque é necessário haver muito espaço disponível para a instalação de turbinas gigantes. No entanto, a nova turbina de eixo vertical não necessita da mesma estrutura física e pode ser aplicada no alto de prédios.

A novidade foi projetada pela empresa McCamly e a primeira unidade já está instalada na Universidade de Keele, no Reino Unido, para testes. Existem dois grandes motivos que influenciaram o desenvolvimento desta tecnologia: a grande demanda energética dos centros urbanos e as rajadas de vento, que mesmo irregulares, atingem boa parte das cidades.

O modelo, apelidado de MT01, pode ser aplicado em locais com vento lento, na média de dois metros por segundo. As pás irão girar com qualquer vento acima de 1,8m/s. Outro benefício é que ela não necessita do apoio da rede elétrica para dar a partida, basta o vento soprar que a energia começa a ser produzida, com poucos ruídos e vibração.

Quando os ventos estão na média de 12m/s, o sistema é capaz de gerar um quilowatt de energia. No entanto, testes recentes feitos pelos engenheiros britânicos, mostram que o potencial pode ser elevado para 24kW. Existe ainda outra ideia que deve ser aplicada com o intuito de elevar esta capacidade. Os pesquisadores planejam aplicar células fotovoltaicas para ampliar a produção.

A turbina possui 12 metros de diâmetro e dez de altura, tamanho similar ao das grandes caixas d’água utilizada em edifícios.

* Com informações do Gizmodo.

(CicloVivo)

Além disso, verifique

post-artigo-thumb-3

A responsabilidade civil ambiental na sucessão entre empresas: a solidariedade e a obrigação propter rem

A obra  “A responsabilidade civil ambiental na sucessão entre empresas: a solidariedade e a obrigação ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *