sexta-feira , 20 outubro 2017
Home / Notícias / Barragem de rejeitos se rompe em mineradora de Mariana

Barragem de rejeitos se rompe em mineradora de Mariana

Parte da Barragem Fundão da mineradora Samarco, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, se rompeu na tarde desta quinta-feira. De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, duas viaturas estão sendo deslocadas para o local. Existe a possibilidade de que pessoas tenham ficado ilhadas e outras sido soterradas.

Em nota, a Prefeitura de Mariana informa que o rompimento da barragem da Samarco em Bento Rodrigues ocorreu na tarde desta quinta-feira, por volta das 16h20. “Houve o rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco Mineração, atingindo parte do distrito de Bento Rodrigues, zona rural, distante 23 quilômetros de Mariana. As equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil municipal estão no local neste momento para avaliação dos danos.”
barragem-imunda-distrito01

Por questões de segurança, a assessoria da empresa Samarco, em contato com a Prefeitura de Mariana, está pedindo aos moradores de Bento Rodrigues que esvaziem a comunidade local e sigam, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.

A Samarco e a Prefeitura de Mariana estão com as equipes no local para auxiliar a comunidade no que for necessário. Segundo informações da assessoria da empresa, no momento não há confirmação de vítimas, e sim de danos materiais.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a Associação Comunitária de Bento Rodrigues estima uma população de cerca de 620 pessoas.

Helicópteros da Polícia Civil, da Polícia Militar e da equipe de emergências ambientais sediados em Belo Horizonte estão a caminho da Barragem do Fundão, distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, que se rompeu por volta das 16h30 de hoje. Também estão sendo enviados equipes de resgate do Corpo de Bombeiros.

O Ministério da Integração Nacional informou, ainda, que as unidades do Exército Brasileiro próximas ao local do acidente (São João Del Rei e Belo Horizonte) já estão de sobreaviso para auxiliar na busca de sobreviventes.

A Defesa Civil Nacional está em contato permanente com o governo do estado e, havendo necessidade, os recursos federais serão utilizados.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase) acaba de divulgar nota em que são estimados 15 mortos em Bento Rodrigues, decorrentes do rompimento da baragem da Samarco.

rompimento-barragem-distrito02

Fonte: Estado de Minas

Além disso, verifique

Direito-Ambiental-thumb-71

Breve comentário à Lei que estabelece o Produto Interno Verde – O que mudou nos parâmetros clássicos de desenvolvimento.

por Adalberto Arruda Silva Júnior. Entrou em vigor essa semana, dia 17 de outubro, a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *